Você está em Práticas Sugeridas

Despertar Gradual e Progressivamente


Grau de Dificuldade

Facílimo, aliás, muito mais tranqüilo e natural do que despertar, acordar, levantar da cama e começar o dia do que de qualquer outra forma, especialmente do que com despertador…

O que é difícil é adequar a vida e os compromissos para comportarem isso de uma forma harmônica, especialmente em relação a compromissos profissionais, pois pode exigir uma quebra total de definições de prioridades na vida da pessoa.

Técnica

Muitas formas podem ser descritas para esta prática, mas os direcionamentos mais importantes são:

  • despertar e acordar no próprio ritmo do corpo e das necessidades pessoais;
  • preferencialmente que o começo do despertar possa ser o mais cedo possível, o ideal é que comece com o começo do dia, antes da chegada do sol, assim como o é para a maioria dos animais que habitam a superfície do planeta: eles costumam ativar o estado de alerta e despertamento em torno das quatro horas da manhã, começando a espreguiçar e a se ativar em torno das cinco.

Várias sequências de procedimentos podem ser adotadas por cada pessoa, inclusive variando a cada dia. Segue uma sugestão de um despertar que se pode considerar bastante completo:

  • perceber a chegada da alvorada; novos cochilos, novas despertadas; lembrar dos sonhos; exercícios respiratórios ainda deitado(a); movimentos de espreguiçar; alongamentos; posturas invertidas ainda na cama; meditação; pensar nas atividades para o dia; tomar água; ler alguma coisa prazerosa; dançar e/ou fazer exercícios leves; tomar banho; alimentar-se; fazer uma caminhada, algum exercício físico mais intenso, de preferência junto à natureza, se possível, com presença de água; a partir daí, dar prosseguimento às demais atividades do dia.

Simulador de aurora

Em países frios, com pouco sol, há inclusive um aparelho que simula a aurora, aumentando a intensidade da luz progressivamente com a finalidade de tornar o despertar mais congruente com o ritmo biológico natural…

Aqui no Brasil não se encontra esse tipo de equipamento por conta de sermos um país tropical com bastante sol. Isso é mais para os lugares com aqueles invernos rigorosos, onde acontece até mesmo a depressão sazonal por conta da falta prolongada de sol.

Se você ficou interessado(a) na ideia, uma alternativa, se você tiver condições de implementar, é simplesmente dormir com as cortinas num arranjo que dê pra ficar escuro o suficiente pro relaxamento e liberação de melatonina à noite e também disponível para entrada do sol nascente. Faço assim e funciona super bem pra mim. Se as cortinas ficarem muito fechadas ao amanhecer, seu corpo perderá a sensibilidade natural da alvorada…

Predomínio Sutil / Físico-denso

É algo sutil. Entretanto, à medida que a pessoa vai se acostumando com isso irá perceber o tanto que faz falta acordar assim e o tanto que procedimentos abruptos e/ou incompletos para a satisfação das necessidades básicas do corpo podem interferir densa e pesadamente sobre a produtividade e disposição de todo o dia que se tem pela frente.

Propósitos Intrínsecos

  • Conectar-se com o ritmo biológico natural e não o ligado ao relógio que usamos, o qual marca um tempo mecânico e definido totalmente sobre uma métrica arbitrária e ilógica, inclusive fracionada numa escala de proporção seis, que se quer facilita cálculos matemáticos e/ou físicos… Ainda padecemos socialmente de viver ancorados dentro do tempo mecânico. Em relação ao despertar, a pior coisa que uma pessoa pode proporcionar a si mesma ter o hábito constante e duradouro de colocar um despertador para cortar abruptamente seu sono. Claro que tudo tem um custo benefício. Mas veja bem o que está escrito aí: “ter o hábito constante e duradouro…”. Uma vez ou outra é claro que o benefício e o sossego de saber que será acordado na hora em que se precisa pode compensar até com boa margem de vantagens. Veja o texto sobre o Tempo Natural para ter mais detalhes sobre as dissonâncias decorrentes da “ditadura” do tempo mecânico;
  • começar bem o dia. Há um ditado que diz “pau que nasce torto, morre torto”. Um dia que começa “atravessado” tem uma tendência muito grande de continuar ruim e, pior ainda, atrair acontecimentos desagradáveis e até desastrosos;
  • ancorar força e poder utilizando-se da lei do menor esforço.

Efeitos relacionados possíveis

Aumento da disposição geral; maior prazer em acordar e viver o dia e a vida.

Sugestão de intensidade

Diariamente, mesmo que alterando-se a ordem e inserção ou exclusão de algumas ou muitas das atividades ligadas a este propósito. Quando se tornar hábito, ao menos alguma coisa a pessoa sempre irá conseguir realizar nesse sentido, por mais tumultuado que esteja o começo de um determinado dia.

O que pode dissolver e/ou agregar

Pode agregar maior poder de atenção, respeito e cuidado consigo mesmo. Pode dissolver falta de disposição para encarar a vida. Dependendo da intensidade desta falta de disposição, será necessário que seja aliada a outras práticas e propósitos.

Relação com a percepção

É algo cujos efeitos a pessoa irá perceber clara e facilmente.

Requisitos Desejáveis

Caso a pessoa já esteja se trabalhando sob o ponto de vista do autoconhecimento irá aproveitar melhor esta prática, mas nada impede que mesmo empírica e inconscientemente as pessoas a façam.

Variações

Fazer pausas ao longo do dia, dando-se a oportunidade de re-começos, especialmente quando algo não vai indo bem, se está muito agitado ou há necessidade de concentração e atenção para uma tarefa importante que se tenha pela frente.

Uma sugestão, por exemplo, é quando se tem uma longa jornada de trabalho durante o dia, aproveitar a hora do almoço para uma manutenção completa: tirar a roupa de trabalho (especialmente terno e gravata) para comer, ficar descalço, tomar um banho ou ainda quebrar a freqüência fazendo algo totalmente fora do escopo das preocupações de trabalho, como passear com seu cachorro, jogar um vídeo game, fazer uma ginástica não competitiva ou algo nesse sentido que traga prazer à pessoa.

<Anterior Próximo>

Deixe Seu Comentário

Comentário(s) para Práticas Sugeridas.
Se seu post não aparecer imediatamente, atualize a página pois ele já deve estar ativo.