Formas da Respiração Circular


Os sinais […] indicam trechos disponibilizados na VERSÃO COMPLETA ou no livro Caminhos da Cura.



1) Lenta e profunda – indicada para se começar o processo;Essas formas de respiração circular servem para diversos momentos de prática de respiração consciente. Entretanto, são excepcionalmente profundas quando praticadas durante a hiperventilação; 

2) Rápida e superficial – melhor para quando um padrão(*) está emergindo com força, acelerando sua integração. Na prática, esta forma ajuda a acelerar a passagem pelo “túnel” da angústia viva. Ficou muito difícil de alguma forma, inclusive excesso de fraqueza / moleza, respire rápida e superficialmente. Esta maneira parece a respiração cachorrinho. Apenas tenha a lembrança e o cuidado de focar a inspiração e não a expiração, mantendo os demais direcionamentos (no peito, na boca etc);

3) Rápida e profunda – melhor para quando um padrão emergente tende a provocar distrações (muitos pensamentos, mente dominante, mente fixa…).

Neste particular, das formas de respiração circular durante a hiperventilação, cita-se Morfeu, no filme Matrix, quando, em treinamento, alerta Neo sob a realidade ou não de o mesmo estar respirando ar ou simplesmente “achar” que está respirando ar. Este paralelo é importante uma vez que, durante a prática da hiperventilação, em alguns momentos, temos a possibilidade de expandir nossa consciência em termos de ao quanto estamos realizando apenas movimentos “vazios”, sem entrada de ar, em relação ao seu oposto: quanto de ar nos entra, e sai, sem que o estejamos percebendo… [veja mais sobre a interpretação da sabedoria contida em Matrix, no texto específico sobre o filme].


Outras Formas para Quando “Não Estiver Funcionando”:

Como já dito, caso a técnica acima não esteja gerando resultado contigo, use novas alternativas. Inove. Uma ótima sugestão é a respiração caótica, já descrita.

Com uma prática intensa, você será capaz de perceber a relação entre os pensamentos, respiração, tensões musculares, ansiedade, medos, inconsciente e tudo o mais dito anteriormente.

[…]

Claro que pessoas com manifestações de defesas de personalidade desconectada, esquizoides, devem ser observadas e assistidas, sempre que necessário, por pessoas preparadas para a elas darem suporte e ajudar no alinhamento. Pessoas com grau relevante de desconexão são, especialmente, aquelas que já tiveram ou possam ter diagnósticos de transtornos psíquicos e do humor (depressão, bipolaridade, TOC, pânico etc), especialmente surtos de qualquer natureza, inclusive histórico familiar dessa natureza, bem como situação de risco ou desestrutura pessoal e social.

[…]

Muitas vezes, precisamos e devemos ter determinadas crises. Entretanto, o limiar entre o que precisamos e o que “inventamos” é muito tênue, quer tenham ou não outras pessoas por perto. Entretanto, toda vez que têm outras pessoas por perto e o que está ocorrendo é invenção, a pessoa que “simula”, ou exagera a crise, está na realidade com muito medo em seu próprio mundo interior e, por isso, procura chamar a atenção das outras pessoas de forma a obter algum tipo de atenção e, consequentemente, de amparo.

[…]

Quanto mais bem equilibradas suas vivências e investigações, mais alinhamento e menos “efeitos colaterais”.


(*) Padrão (de energia): neste caso, qualquer evento interior suficientemente claro ou bem configurado par ser percebido pela pessoa.

<Anterior Próximo>

Deixe Seu Comentário

Comentário(s) para Respiração Consciente.
Se seu post não aparecer imediatamente, atualize a página pois ele já deve estar ativo.