Você está em Dissolução de Medos

Dissolução com EFT


A EFT – Técnica de Libertação Emocional, também pode E DEVE ser usada como tentativa para dissolução de medos, pois é uma técnica com ótimo índice de sucesso nesses casos.

A própria EFT tem suas origens na dissolução de um caso de fobia de que já durava há muitos anos. O Dr. Callahan, psicólogo norte americano também acupunturista, tratava de uma cliente com fobia a qual¬quer lâmina de água, por mais fina que pudesse ser.

Bastava uma lâmina de poucos centímetros de espessura e Mary sentia-se total¬mente insegura e apavorada diante dela. A paciente já havia feito psicoterapia para esta fobia com outros terapeutas por vários anos sem resultados e também já tratava com o Dr. Callahan há um ano e meio essa mesma questão com poucos avanços.

Certo dia, ela comentou que sentia uma sensação ruim no estômago quando pensava nesse assunto. O Dr. Callahan resolveu, então, estimular um ponto de terminal de acupuntura embaixo do olho de Mary com seus próprios dedos enquanto ela focalizava esse medo. Para surpresa de ambos a fobia curou-se imediatamente. Eles fizeram um teste na piscina próxima ao consultório que estava disponível e nenhum medo apareceu.

O monitoramento desse caso ocorreu durante vários anos e a fobia realmente não voltou. Paralelamente, muitas outras experiências com outras pessoas foram feitas, com várias questões distintas. Claro que nem todos os casos foram resolvidos com tanta eficiência e tempestividade, mas, de uma forma em geral, o novo método (TFT – Thought Field Therapy ou Terapia do Campo do Pensamento) desenvolvido por Callahan estimulando-se pontos de meridianos de acupuntura com as pontas dos próprios dedos enquanto se focalizava a questão a ser trabalhada mostrou-se muito mais eficiente e de resulta¬dos bem mais rápidos do que as terapias convencionais de que ele tinha conhecimento.

Alguns anos depois, Gary Craig, um engenheiro que já vinha estu-dando e praticando autoconhecimento e melhora de performance em diversas áreas da vida, aprendeu a TFT com Callahan. Craig começou a fazer algumas experiências e simplificações na técnica inicial perce¬bendo que o novo modelo mantinha a mesma eficiência da técnica original. Após uma divergência de opinião entre os dois, Craig criou, então, a EFT, tornando-a uma técnica de livre acesso e de domínio público.

Desde então, a EFT vem se consagrando como uma técnica de livre acesso e fácil aprendizado com eficiência em diversas áreas, inclusive na dissolução de fobias, medos e limitações causados por esses trans¬tornos. Uma de suas grandes vantagens é que também pode ser autoaplicada, não dependendo a pessoa apenas de sessões conduzidas por terapeutas especializados.

Para aprender como aplicar a técnica em si mesmo(a), peça o Manual de EFT.

O tratamento com EFT pode e deve ser usado para todos os tipos de medos e fobias. Processe com as rodadas básicas da técnica todas as lembranças, todas as projeções envolvendo a fobia a ser dissolvida e, ainda, todas as cenas, lembranças e pensamentos que ocorrem durante o processamento, mesmo que não pareçam ter ligação direta com o assunto em questão.

Faça os processamentos até sentir que as sensações e intensidades dos pensamentos e lembranças vão perdendo a carga emocional e o poder sobre você. Quando chegar nesse ponto, faça testes pensando em como poderia ser o contato ou estar na situação novamente que lhe causa o medo. Faça testes até sentir que está tudo tranquilo ao evocar essas situações. Claro que apenas o teste na situação real poderá efetivamente comprovar que todo o medo passou. Entretanto, os testes irão ajudar bastante a medir isso.

<Anterior Dissolução de Medos:
Versão Completa 
disponível no livro Caminhos da Cura.

Referências

Deixe Seu Comentário

Comentário(s) para Dissolução de Medos.
Se seu post não aparecer imediatamente, atualize a página pois ele já deve estar ativo.