Você está em Integrando os Sonhos

Dormir de Barriga para Cima


Dormir de barriga para cima é uma prática bastante saudável e proveitosa em relação a tudo o que já foi dito até aqui em relação a se direcionar e deixar que os sonhos ocorram livres, suave ou intensamente, conforme a necessidade da sabedoria do corpo naquele momento.

Muitas pessoas têm extrema dificuldade em dormir dessa forma. Um dos primeiros fatores associados aí é a questão de que nessa posição a respiração fluirá muito mais fácil e intensamente, desdobrando daí todo um influxo energético e uma íntima associação com a liberação e manifestação de emoções reprimidas e/ou acumuladas (veja mais detalhes sobre essa questão em Respiração Consciente).

Essa posição também possibilita uma tendência de alinhamento da coluna vertebral, o que pode gerar processos internos pelos quais a pessoa deva ter de passar para poder chegar ao ponto de postura que lhe é natural, mas do qual está há muito tempo afastada.

Sensações como princípios de pesadelo, dormência generalizada e catalepsia projetiva (sensação de estar fora do corpo, muitas vezes associada a tentativas frustradas de tentar se mexer e não o conseguir) podem ocorrer.

Um direcionamento e uma dica é que a pessoa comece a fazer isso quando estiver se deitando para dormir e se manter assim o tempo que conseguir sem muito desconforto, até chegar ao ponto em que começar a entrar em alguns momentos de sono assim. As sensações podem começar a vir, ao sentir que o desconforto já está incomodando, mude de posição. Vá integrando essas sensações desconfortáveis ao longo dos meses e até anos, se for necessário. Gradativamente, o período em que se consegue dormir nessa posição irá aumentando, até que se consiga ficar horas ou até mesmo a noite toda assim.

Dormir de barriga para baixo acaba gerando uma certa proteção emocional, entretanto, é a pior postura para se dormir, pois a cabeça terá de ficar de lado, com uma das fases para cima e a outra no colchão. Essa torção das vértebras cervicais vai acabar gerando reflexos dissonantes, em decorrência da tentativa de adequação, para toda a coluna e consequentemente para todo o organismo. A médio e longo prazo isso faz bastante mal à pessoa.

A alternativa viável entre ficar de barriga para cima e para baixo é dormir de lado, com o cuidado de manter a cabeça apoiada em uma altura ideal, sem fazer ângulos acentuados nem para baixo e nem cima. Dormindo de lado, habitue-se a poder alternar entre os lados que estão para baixo e para cima. Uma prática saudável é deixar para cima o lado do corpo cuja narina correspondente estiver mais fechada do que a outra. Como esse fechamento entre uma narina e outra se alterna constantemente, esta própria adaptação irá gerar um equilíbrio entre um lado e outro que estivermos deixando para baixo e para cima. Uma outra questão é a seguinte: o lado que permanece para cima faz com que as correntes respiratórias e energéticas fluam melhor por aquele lado, privilegiando a circulação e vitalidade dos órgãos àquele lado associadas. Sendo esse lado o que a narina está mais fechada, ela tenderá a se abrir e trazer mais equilíbrio para o corpo. É comum nesta prática a outra narina ir ficando mais fechada e termos de trocar de lado durante o sono, o que é saudável.

<Anterior Próximo>

Deixe Seu Comentário

Comentário(s) para Integrando os Sonhos.
Se seu post não aparecer imediatamente, atualize a página pois ele já deve estar ativo.