Você está em Práticas Sugeridas

Tomar Banho com Água Quente e Uma Ducha Fria Rápida ao Final


Grau de Dificuldade

Muito fácil de ser realizado, desde que se tenha um chuveiro ou banheira com água quente disponível.

Técnica

Tomar um banho relativamente demorado com água quente. Ao final, tomar uma ducha fria rápida, saindo antes que o corpo comece a perder temperatura para a água fria. Embora varie de pessoa pra pessoa e também em decorrência do volume e temperatura da água, na média, essa ducha fria dura de uns 5 a 15 segundos, sendo que a idéia é tomá-la distribuindo esses poucos segundos por partes distintas de foco no corpo (uns três na cabeça, uns dois/três no peito e frente do corpo, uns três nas costas).

Predomínio Sutil / Físico-denso

É algo com efeitos sutis, embora possa ser sentido densamente, especialmente na hora da ducha fria.

Propósitos Intrínsecos

O banho quente, especialmente quando se pode dar ao luxo de que seja um pouco mais demorado, tem o potencial de harmonizar os centros energéticos e gerar um estado geral de conforto e equilíbrio. A ducha fria ao final tem o propósito de fechar o corpo energético (a aura e os chacras), além de ativar a circulação periférica e fechar os poros da pele, o que aumenta a proteção energética e física de uma forma em geral.

Essa harmonização com o banho quente é indiscutível, inclusive sendo um dos fatores apontados como um dos responsáveis pelo aumento da longevidade dos ocidentais nas últimas décadas. Esse efeito é indiscutível e sentido claramente por todos nós.

O banho frio também é apontado e utilizado por várias pessoas como fonte de saúde. O contato com água, de uma forma em geral, é muito saudável. Quando conseguimos articular esses dois banhos, quente e frio, num só, conseguimos absorver de uma única vez os efeitos dos dois.

A ducha fria ao final do banho quente imunizará e selará o corpo no estado de harmonização e equilíbrio que foi atingido durante a primeira fase.

Não se começando diretamente com o banho frio, tem-se a vantagem de não “traumatizar” o corpo pela reação à variação de temperatura a qual ele é subitamente exposto quando fazemos esta opção de banho, pois embora essa reação de ativação possa ter seus benefícios quando realizada diretamente no começo do banho, a reação de fechamento e proteção do corpo sendo imediata pode “fechá-lo” num estado não harmônico. Há de ressaltar que os benefícios da ducha fria também são atingidos quando esta é ao final do banho.

A ducha fria ao longo de todo o banho também traz a desvantagem de propiciar perda energética do corpo, uma vez que o corpo terá um certo desgaste metabólico para manter sua temperatura homotérmica em torno dos 36º. Quanto mais prolongado for esse banho, maior será a perda.

Efeitos relacionados possíveis

Como efeitos imediatos: bem estar, harmonização, fechamento energético, ativação da circulação periférica e vivência de quebra de freqüência. Como efeito de longo prazo, após se ter adquirido essa prática como hábito: aumento da vitalidade.

Sugestão de intensidade

Diariamente.

Relação com a percepção

É algo simples cujos benefícios serão facilmente percebidos.

Requisitos Desejáveis

Ter a disponibilidade de tempo e de recursos materiais para fazer. Uma coisa a se ressaltar: embora se tenha em conta a questão de economia de água e consumo de energia, deve-se considerar no outro lado dessa balança o aumento da energia e da saúde humana, a partir dos quais o ser humano pode, pela utilização do poder da sua inteligência e capacidade de realização, gerar recursos renováveis e abundantes para si e para o meio ambiente.

Variações

Vez por outra, tomar um banho frio diretamente. Quando disponível, num rio ou cachoeira. Muitas pessoas fazem longos períodos de exercícios dentro da água fria trabalhando sua musculatura e fôlego, entretanto, sem levar em consideração essa questão da perda energética em decorrência da baixa temperatura da água. Não que não devam continuar com seus exercícios, apenas é recomendado que se dê mais esse up grade de consciência prestando-se atenção a mais esse fator envolvido, pois reagindo-se adequadamente a ele, o influxo energético poderá ser melhor aproveitado.


Próximos itens desta sequência disponíveis apenas na VERSÃO COMPLETA:

<Anterior Próximo>

Deixe Seu Comentário

Comentário(s) para Práticas Sugeridas.
Se seu post não aparecer imediatamente, atualize a página pois ele já deve estar ativo.