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Primeiro: É Necessário Sonhar


Em “Autobiografia de um Iogue”, de Paramahansa Yogananda, há um capítulo de rara beleza literária explanando detalhadamente três dimensões distintas de nosso ser: física, astral e causal.

Nossos estados de consciência apresentam um paralelo espelhado dessas dimensões:

  • Acordados, manifestamos normalmente o estado de vigília, dentro do qual a consciência capta percepções do ambiente externo através dos sentidos e responde ao meio atendo-se principalmente aos processos envolvendo intervenções mentais (mesmo que na somatória, nossa manifestação esteja fortemente influenciada pelos processos inconscientes). Neste estado, nossa frequência mental pulsa acima de 8 ciclos por segundo e temos uma correspondência focada com nosso plano físico;
  • Dormindo, podemos estar sonhando ou não (sonhando, podemos lembrar dos sonhos ou não). Em geral, na primeira parte do sono, entramos num estado profundo de relaxamento físico, sem sonhos, com baixíssima frequência mental (abaixo de 5 ciclos por segundo), com o objetivo de que o corpo possa promover “uma faxina pesada” para recompor todo o desgaste e expelir todas as toxinas acumuladas durante o dia. Neste estágio, a respiração tende a ser fixa, estando propensa a ressonar com a respiração do universo, refletindo um compasso de 2/3 do tempo na inspiração e 1/3 na expiração. Não há pensamentos nesta fase, na qual nosso plano causal está evidenciado;
  • Ao sonhar, nossa freqüência mental entra em alfa (entre 5 e 8 ciclos por segundo) e frequenciamos o plano astral. Nossa respiração será influenciada pelo estado emocional decorrente da evocação que o conteúdo do sonho traga. Desta forma, podemos, por exemplo, acordar ofegantes, em decorrência de um sonho agitado ou de um pesadelo.

Quanto mais carregado(*) estiver nosso sistema, maior será a necessidade de o corpo passar pela fase de sono sem sonhos mais prolongadamente, diminuindo o tempo que poderá ser dedicado ao sono com sonhos. Desta forma, ter uma vida equilibrada e saudável é um dos primeiros e mais importantes passos para poder sonhar.
(*) de toxinas físicas, decorrentes de alimentação e/ou outros envolvimentos com substâncias antinaturais, impuras e tóxicas ao organismo (ar poluído, água de má qualidade etc etc), pensamentos negativos, emoções reprimidas, mal resolvidas ou desequilibrantes, ações contrárias à energia de nossa essência etc.

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