Atenuando a Ansiedade

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Sugestões para atenuar a ansiedade com práticas respiratórias:

Quando ansioso(a), tente essas alternativas percebendo qual se adapta melhor a você.

1 .Respire ampla, profunda e pausadamente; Se não conseguir fazer assim, contenha a respiração completamente;

2 .Não conseguindo nenhuma das duas possibilidades anteriores, respire rápida e superficialmente – “respiração de cachorrinho cansado”, até que consiga realizar outro ritmo respiratório mais suave;

3 .Concentre-se em seu interior (será necessário ter o propósito de se afastar por alguns momentos das preocupações correntes); para realizar isso, inspire profundamente duas vezes.

Focalize sua atenção na respiração até que tenha terminado de exalar; fique sem respirar durante alguns segundos antes de inspirar novamente. Repita algumas vezes.

Concentre a atenção na região do peito, imaginando que está respirando através do peito (respiração torácica, veja mais sobre este tipo de respiração na seção sobre os  exercícios respiratórios);

Tendo facilidade com exercícios de visualização, imagine cenas que lhe tragam paz e conforto. Focar sentimentos de gratidão e amor será particularmente interessante  


Este item faz um resumo um tanto coeso de um conceito denominado “coerência cardíaca”, muito bem explicado, com embasamentos científicos, no livro “Curar o stress, a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise”, do Dr. David Servan-Schreiber.


O Inconsciente e o Corpo

Freud nos trouxe a gigantesca contribuição de mostrar a existência do inconsciente e sua influência sobre tudo o que fazemos. Em toda sua extensa obra, não há uma única linha sobre respiração.

Jung avançou nos deixando o legado do conhecimento sobre o inconsciente coletivo e Reich deu mais um grande passo, lançando os fundamentos da psicanálise do corpo: o inconsciente está inteiro ou simplesmente é o corpo, cujos movimentos e posições a própria pessoa mal percebe, mas que são vistos, fácil e constantemente, pelo outro, especialmente um outro treinado e atento.

Mesmo não sendo o outro treinado em leitura corporal ou comportamental, capta nosso inconsciente também inconscientemente e a ele reage de uma forma ou de outra.

Qualquer ativação da Couraça Muscular do Caráter [ver  Respostas de Cura] envolve sempre uma inibição respiratória, elemento fundamental de toda neurose.

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O processo pessoal refere-se a suas questões internas, a forma como pensa, como são seus sentimentos, pelo que tem passado, quais suas necessidades atuais.

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