Você Sabe Dormir Bem?


Conteúdo publicado conforme recebido pela Internet. Referências disponíveis citadas assim como chegaram.


Você sabe dormir bem—– Original Message —–

From: Rui Fragassi
Sent: Monday, July 18, 2005 10:56 PM
Subject: 21 Dias – Você sabe dormir?

Você Sabe Dormir [Bem] ?

TUDO que fazemos TODOS os dias, deveria ser tema para analisarmos com muito cuidado, de forma periódica, para tentar melhorar os hábitos envolvidos. De certa forma, somos como aquelas árvores enormes, chamadas de sequóias gigantes, que são praticamente imortais. No entanto, se uma pequena serrinha for aplicada na base da enorme sequóia diariamente, ela será eliminada [morta] em pouco tempo. No nosso caso, a “serrinha” são nossos erros DIÁRIOS. Além de nossa alimentação [cuidado com ela!], gostamos de dormir várias horas todos os dias! Será que você está tendo um período de sono adequado, que reponha adequadamente suas energias?

Vamos abordar alguns pontos importantes para que nosso período de sono seja mais adequado energeticamente. Um primeiro alerta diz respeito a bloqueios imposto ao corpo pela vestimenta de dormir [muitas vezes usando elástico]: deveríamos, idealmente, dormir sem roupa, controlando o conforto térmico com o uso de cobertas. Desta forma, os fluidos corporais irão circular desobstruídos durante o nosso período de sono [como durante o nosso banho, sem roupa]. Um segundo ponto refere-se à alimentação: não faça uma farta alimentação imediatamente antes de ir dormir, pois a digestão requer o uso de energia, o que deixa o seu sono mais superficial [não profundo], o que não contribui para uma “boa recarga de suas baterias internas”.

Um outro ponto importante para se conseguir um sono profundo e reparador, diz respeito ao nosso ciclo térmico diário do corpo, algo muito pouco conhecido e comentado. Nossa temperatura, durante as 24 horas do dia, não fica constante, próximo de 36,5 graus Celsius. Eis um gráfico temporal típico da variação de nossa temperatura corporal durante cada 24 horas:

Note a queda de nossa temperatura corporal durante a noite [a partir das 22 horas, no exemplo apresentado] e sua subida ao clarear o dia [a partir das 6 horas da manhã], com uma pequena queda próximo do meio-dia [horário adequado para uma pequeno cochilo – “siesta”]. Para que este ciclo térmico tenha uma boa amplitude [variação de 2 graus Celsius, no exemplo acima] – algo salutar – é importante que façamos algumas coisas durante o período claro do dia, sendo as principais: pegar o máximo de luz solar possível e movimentar bastante o corpo durante esse período. A hidratação adequada do corpo também é importante, podendo ser obtida chupando frutas ou tomando vários copos de água durante o seu período acordado. Ao acordar, pela manhã, é recomendado que você olhe imediatamente para o sol nascente [luz abundante, abra as cortinas!] para que sua temperatura comece a subir logo e você não fique muito tempo com “uma moleza” no corpo.

É também importante que seu quarto de dormir fique o mais escuro possível durante o período de sono: é no escuro que liberamos um hormônio chamado Melatonina: no instante em que a luz do sol para de entrar nos nossos olhos, nosso nível do hormônio melatonina começa a subir. Se o seu nível de melatonina estiver alto, você irá sentir uma sonolência, perda de energia, etc., “convidando-o” para ficar quietinho e ir dormir. É importante salientar que nossos níveis de melatonina são extremamente dependentes da quantidade de luz solar natural que entra nos nossos olhos durante o dia! Portanto, evite usar óculos escuros. Logo, pegar grande quantidade de luz solar não é uma parte “opcional” deste programa [de dormir melhor], mas uma necessidade, pois é a forma principal de nosso corpo ajustar adequadamente nosso ritmo de temperatura corporal.

Daremos mais alguns detalhes sobre este assunto futuramente.

Bom sono, Rui.


http://saudeperfeitarfs.blogspot.com