Meditações Ativas

Todo o conteúdo exposto acima nos remete àquele tipo de meditação mais tradicional, aquela que, para quem observa o praticante, o percebe sem movimentos externos, em posição fixa, muitas das vezes, em lótus.

Esse tipo de abordagem sobre a meditação tem seus méritos e benefícios, mas também suas limitações e perigos, dentre eles, o de fortalecer padrões internos profundos que a pessoa já apresenta. É comum, por exemplo, a pessoa fazer da meditação mais uma obrigação ou até mesmo mais uma luta dentre as diversas que ela já abraça há muito, muito tempo. É comum também as pessoas acentuarem processos de dores musculares meditando.

Fazer da meditação mais um elemento inconsciente para engessar tendências profundas do nosso ser, também pode trazer em si riscos intrínsecos e potencialmente perigosos, no mínimo paralisantes, pois todo sentimento e/ou toda tendência natural da energia de nossa essência que é represado ou contido, tende a vir para fora um dia, inclusive sob a forma de explosão através das camadas psíquicas / emocionais que as encouraçaram.

Um ótimo exemplo sobre esse tipo de padrão está associado às  Defesas de Personalidade, dentro do seguinte contexto:

Defesa / Padrão com tendência a ser fortalecido durante a meditação

Desconectada

Entrar na estratosfera e se distanciar ainda mais da percepção da vida na Terra, do cotidiano. Achar que através de suas meditações está atingindo estágios e visões que ninguém mais atinge ou vê. Criar um mundo fantasioso a respeito de si e reforçar uma superioridade fria.

Carente

Achar que a meditação será a cura de todos os seus males e problemas, que trará um mar de rosas para sua vida (embora isso aconteça, não ocorre desde o começo do processo e pode ocorrer mesmo de ficar vários anos nas fases iniciais de dureza e não de colheita de frutos. Normalmente, a colheita de frutos é progressiva, mas se a expectativa não for ajustada pode distorcer a percepção do processo…).

Controladora

Transformar a meditação em uma luta de si consigo mesmo. Aproveitá-la para, mais uma vez, tentar controlar todos os mínimos detalhes de tudo o que acontece à sua volta (numa hipótese “boa”, controlar ainda tudo o que acontece dentro de si).

Invadido

Fechar-se ainda mais dentro de si; lançar-se a ideias, divagações e descobertas cada vez mais confusas e intrincadas, sem que sirvam para lhe estruturarem as crenças e ainda se acumulem sob a forma de mais e mais criações não manifestadas.

Rígida

Reforçar e encouraçar mais ainda crenças e a estrutura muscular já inflexível do próprio corpo.

O conceito de meditação ativa é bastante útil e eve ser conhecido e praticado por quem tem real interesse em integrar métodos produtivos de satisfação e resgate pessoal. Muitos livros falam sobre meditar andando, cada um com suas técnicas e particularidades. Também podemos meditar dançando (a dança de  Contato e Improvisação, por exemplo, é um instrumento maravilhoso de meditação ativa),  hiperventilando, fazendo exercícios físicos, malabares, sexo ou ainda muitas outras atividades, até conseguirmos integrar o conceito citado acima de que meditar é viver sua própria vida. Neste estágio, nos sentiremos meditando ao longo de todo o dia, e também de toda a noite…

Também podemos citar a pescaria de lazer como uma atividade que leva a pessoa a estágios meditativos, fazendo com que a frequência mental tenha a tendência a ressonar com a freqüência da Terra, em torno de oito ciclos por segundo (há  algumas teorias inclusive que dizem que esta freqüência da Terra está aumentando…).

As meditações ativas propostas por Osho são valiosos instrumentos dentro dessa linha, trazendo inclusive técnicas que nos permitem a entrega a estados catárticos, os quais se constituem em excelentes instrumentos para liberação emocional, evitando o distanciamento com a energia de nossas próprias essências, ativando assim a vitalidade e o prazer da manifestação. Pesquise a esse respeito em  osho.com (há conteúdo disponível em português). Dê a si mesmo o presente de poder se abrir para esse tipo de experiência.


Peça Feedback gratuito do seu Processo Pessoal Agora.

O processo pessoal refere-se a suas questões internas, a forma como pensa, como são seus sentimentos, pelo que tem passado, quais suas necessidades atuais.

Deixe Seu Comentário

Comentário(s).

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *